Introdução
Ao entardecer: contos vários valorizava o que se relaciona ao caráter nacional e traz o tema da brasilidade no âmago das histórias. Os protagonistas — um menino doente, um casal formado por um homem bem mais velho e uma jovem mulher, a Ciganinha capaz de conquistar os corações de todos os homens e outros mais — são diferentes e representam vários segmentos da sociedade do Brasil no fim do século XIX, um país gigante, efervescente, com transformações políticas e sociais, ainda assim um país de grandes diferenças, especialmente entre o interior e as cidades. A vastidão territorial, social e cultural é contemplada nessa coletânea.
∞
Sinopse
Ao entardecer: contos vários é uma coletânea escrita pelo Visconde de Taunay e publicada pelo irmão dele, Luiz Goffredo de Escragnolle Taunay, dois anos após a morte do autor, em uma tiragem pequena, especialmente se comparada às do maior sucesso do escritor, o romance Inocência. Visconde de Taunay selecionou seis contos — bem diferentes entre si e anteriormente publicados em jornais — para compor essa coletânea.
O autor mergulha na comicidade, visita o lado trágico da vida, às vezes mistura ironia e tragédia, e não esquece o lado satírico. Igualmente demonstra a sua grande habilidade narrativa, o seu espírito crítico, especialmente em relação à sociedade da época, o seu elegante estilo, as suas ideias modernas e o domínio da prosa.
∞
o autor
Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay, primeiro e único Visconde de Taunay, foi um nobre, escritor, músico, professor, engenheiro militar, político, historiador e sociólogo brasileiro. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupou a Cadeira n.° 13. Também é o patrono da Cadeira n.° 17 da Academia Brasileira de Música (ABM). Crítico das influências da literatura francesa, Taunay buscava promover a arte brasileira no exterior. Taunay foi um autor prolífico, produzindo ficção, sociologia, música (compondo e tocando) e história.
∞
Dados técnicos:
Loja/livraria virtual da Delirium editora. A Delirium — voltada para a busca de histórias e textos criativos, indo do lirismo à loucura, passando pelo lúdico, sempre com ousadia — é uma microeditora carioca, que vem crescendo. Temos no nosso catálogo e no planejamento o intuito de publicar livros ousados e criativos, com temas importantes, sempre com um jeito imaginativo de criar histórias.