Qualquer um de nós conhece um local abandonado, as histórias por trás do abandono e/ou as histórias vividas em um local abandonado antes do destino atual, porém, são desconhecidas da maioria; talvez, nem interessantes. No entanto, um lugar abandonado tem sempre uma história a ser imaginada, inventada, copiada, espalhada, prestes a virar lenda urbana… Além disso, um lugar abandonado tem sempre uma carga dramática diferente. Nossos autores usaram e abusaram da criatividade ao imaginar uma história curta em um lugar abandonado. Por exigência do edital, um ou mais locais abandonados foram usados como cenários principais da história, e não apenas ponto de passagem.
∞
Sinopse
Um lugar abandonado tem sempre uma carga dramática extraordinária e muitas histórias para contar. Não à toa muitos lugares abandonados e/ou ruínas foram usados por artistas de diferentes artes como cenários de incontáveis histórias.
Nossos autores usaram e abusaram da criatividade ao imaginar uma história curta em um lugar abandonado. Por exigência do edital, um ou mais locais abandonados — a Estação Leopoldina, as ruínas do leprosário, um parque de diversões abandonado, um teatro, um prédio decadente onde havia uma escola, um prédio desabitado, um arranha-céu desocupado há 15 anos, as ruínas de um complexo prisional, um antigo e abandonado casarão, uma fábrica desativada, uma mansão familiar — foram usados como cenários principais da história, e não apenas ponto de passagem. Esses contos selecionados formam essa antologia. Além deles, incluímos alguns lugares mundo afora (com imagens) carregados de histórias assustadoras, ilustrações e pinturas de artistas clássicos, e nosso editor, Flavio P. Oliveira, contribuiu com minicontos.
∞
a organizadora
Gabriela Leão tem uma paixão especial por narrativas sombrias e de mistério. Escreveu os suspenses A mulher no lago e Queime, a coletânea infantojuvenil A morte acordou e outros contos, e também participa de antologias com contos de terror. Trabalha com desenvolvimento de jogos eletrônicos e acredita que os jogos, assim como livros, são um ambiente único para contar histórias.
∞
Sumário
∞
Dados técnicos:
Loja/livraria virtual da Delirium editora. A Delirium — voltada para a busca de histórias e textos criativos, indo do lirismo à loucura, passando pelo lúdico, sempre com ousadia — é uma microeditora carioca, que vem crescendo. Temos no nosso catálogo e no planejamento o intuito de publicar livros ousados e criativos, com temas importantes, sempre com um jeito imaginativo de criar histórias.