“Imagine all the people sharing all the world” (John Lennon)
∞
Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo, ou devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outros países. (descrição retirada do Wikipedia).
∞
A vida como refugiado pode ser difícil de imaginar; todavia, para mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo — um número asfixiante, uma quantidade exorbitante —, é uma realidade apavorante. Eles chegam de todos os lugares, em todos os lugares, em grupos, trazendo a família, o pouco que restou de uma vida, um pouco dos países deles, um pouco de mundo. Eles chegam por diferentes meios, transportados, desesperados.
Nós gostamos dos filmes e livros do estilo road movie, com viagem e migração; gostamos de viajar e conhecer países; gostamos de férias longe dos problemas caseiros… Os refugiados vivem tudo isso sem escolha. Cada qual vê e estreia o seu próprio filme de viagem, sua aventura — muitos morrem antes do destino almejado. Muitos são simples crianças sem entendimento de guerras e conflitos armados. Muitos são mulheres obrigadas a levar crianças de colo em navios abarrotados em travessias suicidas.
Refugiados (o mundo não pertence a todos) não é apenas mais um livro, e sim um grito em pleno pulmões, um abraço apertado, um modo de mostrar um mundo de todo mundo. Refugiados (o mundo não pertence a todos) é um passo a mais, minúsculo posto que importante. É nossa iniciativa, nosso alerta.
∞
Autores Participantes
A lista dos autores participantes nessa emocionante e dramática antologia — organizada por Camila Pelegrini, que também escreveu um conto e uma introdução — é: Carol Camargo, Fabiana Prieto, Flavio P. Oliveira, Ricardo de Jesus, Rodrigo Ortiz Vinholo e Walter Niyama.
∞
Dados técnicos
Loja/livraria virtual da Delirium editora. A Delirium — voltada para a busca de histórias e textos criativos, indo do lirismo à loucura, passando pelo lúdico, sempre com ousadia — é uma microeditora carioca, que vem crescendo. Temos no nosso catálogo e no planejamento o intuito de publicar livros ousados e criativos, com temas importantes, sempre com um jeito imaginativo de criar histórias.